Emoções e desempenho escolar

Emoções e desempenho escolar

Quando se escuta a criança, não se acessa apenas a sua particularidade, mas também tem-se contato com a interpretação dos adultos que a circundam. A partir disto, é preciso abdicar da visão hierárquica que se tem do adulto e reconhecer a criança como sujeito ativo, escutando-a para se ter acesso a sua realidade. É indispensável conceber as crianças como sujeitos imersos em uma realidade estruturada por relações emocionais, materiais, sociais e cognitivas, que gerem a sua dinâmica com o mundo”. (FERREIRA, 2020, p.114).

O desenvolvimento humano é um processo de continuidades ou mudanças das características pessoais, que ocorre ao longo do ciclo de vida. Segundo o Modelo Bioecológico, o motor deste desenvolvimento são os processos proximais, que envolvem a interação entre a criança e o ambiente.

A força e a qualidade dessas interações são influenciados pelas características da criança e do contexto, e podem gerar efeitos de competência (aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e habilidades intelectuais, físicas e socioemocionais) ou de disfunção (manifestação recorrente de dificuldades em controlar os próprios comportamentos em diversas situações, sociais ou de aprendizagem).

Contexto de desenvolvimento – Família

O relacionamento entre  pais-criança é um exemplo de processo proximal!

O clima familiar se relaciona ao desenvolvimento socioemocional da criança, sendo determinado por fatores como Coesão (vínculo emocional entre os membros da família), Apoio (suporte material e emocional que uns oferecem aos outros), Conflito (percepção de um ambiente hostil ou agressivo) e Hierarquia (diferenciação de poder e de controle nas interações).

Altos índices de Apoio e de Coesão e baixos índices de Conflito na família são preditores da adaptação psicológica, provavelmente por que as crianças se sentem mais aceitas e amadas, elevando seus níveis de autoestima e autoeficácia.

A percepção do clima familiar é influenciada por características individuais, sendo assim, pessoas de uma mesma família podem apresentar diferentes percepções do clima familiar, resultando em níveis diferentes de adaptação psicológica.

Além do clima familiar, nível socioeconômico, grau de escolaridade dos pais e conflito parental também são interferentes no desempenho escolar.

Contexto de desenvolvimento – Escola

O relacionamento professor-aluno é outro exemplo de processo proximal, também relacionado ao desenvolvimento socioemocional, podendo atuar como preditor do desenvolvimento de competências ou disfunções.

Relacionamentos percebidos como positivos se associam à melhora no desempenho escolar, redução de problemas de comportamento e desenvolvimento de habilidades sociais.

Outra variável é o clima escolar, que se refere a diferentes aspectos da vida na escola (número de alunos em sala, normas, metas, valores, qualidade dos relacionamentos interpessoais, práticas de ensino e aprendizagem e estruturas físicas e organizacionais).

Um fator muito importante a ser considerado no clima escolar é o relacionamento entre pares. Processos de agressão física, verbal ou psicológica entre alunos podem causar reflexos perceptíveis e dificuldades emocionais que impactarão o aprendizado.

Mas e aí?

Como os pais podem contribuir?

Os pais precisam fortalecer a comunicação, o vínculo afetivo, e cultivar a prática de valores de forma permanente, para facilitar o aprendizado desses aspectos pelos filhos.

Organizar um espaço de estudo em casa, mesmo que seja um cantinho em um ambiente mais tranquilo, com mesa, livros, jogos e materiais educativos. Lembrando que é importante mostrar para a criança como usufruir deste espaço, realizando atividades com ela. Isso mostra que estudar é importante e valorizado, e pode ser um momento de criação de vínculo.

Envolver-se nas atividades escolares, não fazendo pelo filho, mas orientando a realização quando for necessário e mostrando como o que está sendo aprendido se relaciona com o cotidiano.

Inserir o horário de estudos na rotina familiar, de modo que isso fique claro para a criança.

Estabelecer um clima emocional positivo, fornecer recursos emocionais que indiquem um senso de competência na criança. Seja presente na vida de seu filho, mantenham atividades culturais e de lazer juntos. Isso também interfere no desempenho escolar

Como a escola pode ajudar?

Aplicar técnicas motivadoras, participativas e dinâmicas que desenvolvem habilidades socioemocionais e permitem um clima de sala de aula favorável.

Um vínculo positivo estabelecido entre professor e aluno, pode dar confiança para que o aluno busque a ajuda dele para lidar com problemas presentes em outros microssistemas (familiar ou relacionamento entre pares).

Cultivar e estimular um ambiente que propicie relações de amizade e interação entre as crianças pode proporcionar menor incidência de problemas entre pares.

Recomenda-se que as autoridades escolares mantenham controle de qualidade que incluam dimensões pedagógicas, administrativas e de gestão de convivência.

É fundamental que ocorra comunicação e envolvimento entre família e escola para que se proporcione um contexto favorável para o desenvolvimento das crianças

Se quiser ver o artigo científico que serviu de mote para este texto, acesse aqui: https://www.redalyc.org/pdf/5137/513754278001.pdf

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